Review do jogo Monster House

Monster House, baseado no filme de animação A Casa Monstro, é um jogo que joguei principalmente na versão de PS2. Quando criança, ele me dava muito medo, especialmente pelo sistema de vibração do controle, que emula os batimentos de coração da casa, aumentando a tensão e a imersão. Fiz uma série completa do jogo com legendas em PT-BR em meu canal no YouTube.

No jogo, controlamos o trio principal do filme: DJ, Bocão e Jenny. Há momentos específicos em que jogamos com cada um deles. No início do jogo, eles são engolidos pela casa e se separam. Cada personagem possui seu estilo próprio de andar, pular e interagir com o cenário, além de uma habilidade especial: DJ, por exemplo, possui uma câmera fotográfica, que ao ser usada causa grande dano nos inimigos.

O jogo apresenta uma quantidade considerável de inimigos, como cadeiras, livros e luminárias que se atiram contra os personagens. A Casa do Sr. Epaminondas está impressionantemente bem representada, transmitindo a sensação de que tem vida própria e não quer que você esteja ali. Ao quebrar itens, ela reage, gerando inimigos ou fazendo barulhos sinistros e tremendo a tela inteira, criando um ambiente assustador e tenso.

O cenário é rico em detalhes: cômodos estranhos e parecidos entre si, quadros tortos, móveis antigos, canos enferrujados, infiltrações, teias de aranha e portas bloqueadas que exigem encontrar chaves específicas. Alguns baús também precisam de chave para serem abertos. Basicamente, o jogo expande e aprofunda todo o ambiente mostrado no filme, adicionando conteúdo extra e mantendo a atmosfera sinistra.

Os personagens podem recuperar a vida encontrando latas de refrigerante pelo cenário e interagir com objetos, puxando ou empurrando alguns deles. Há também colecionáveis, macaquinhos segurando pratos, que incentivam a exploração.

Um ponto que senti falta foi um botão de correr; andar somente normalmente deixa o jogo ainda mais tenso. Os gráficos são muito fiéis ao filme, talvez um dos jogos mais semelhantes nesse aspecto que já vi, o que aumenta a sensação de estar dentro do universo da animação.

A trilha sonora e os efeitos sonoros são muito bem feitos, mantendo a tensão praticamente o tempo todo. A exploração lembra em certo ponto os antigos jogos da franquia Resident Evil, exigindo encontrar chaves e voltar em determinados pontos do cenário com o passar do tempo. O jogo é curto, assim como o filme, mas entrega uma experiência completa e tecnicamente muito bem feita, deixando aquele gostinho de quero mais ao final. Inclusive, o jogo possui um final bem marcante.

Nota final: 7,5/10

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