Aclamado por muitos fãs e considerado o melhor jogo do PS2 por muitos, antes de jogar no meu canal no YouTube o jogo por completo, não tinha tido muita experiência com o jogo ainda. Confesso que tinha um pouco de preconceito com o jogo, por de cara a câmera ser muito diferente dos clássicos e tudo mais. Resident Evil 4 ainda tem puzzles como os clássicos, mas aqui o que se destaca são os combates, e esses brilham, por ser muito divertidos e prazerosos de jogar. Ao longo da minha jornada no YouTube, fui entrando no universo do jogo, me envolvendo, e fiquei bastante surpreso com tudo. O jogo é extremamente bom do início ao fim, não que não tenham partes com uma queda na experiência, mas o jogo segue muito divertido até o final.
Leon, o protagonista, é ótimo, sarcástico, engraçado e extremamente eficiente em combate, com movimentos que às vezes são exagerados mas que batem com a personalidade forte dele, mostrando não ter medo de nada e sempre disposto a enfrentar seja quem for. Em alguns momentos, é piadista. O jogo possui belos e detalhados cenários, destaca-se o cenário do castelo que é simplesmente impressionante, grande e divertido de explorar. Os inimigos variam bastante e seus trajes meio que têm a ver com o ambiente em que estamos.
O jogo possui a mecânica da maleta, que lembra bastante os menus clássicos, em que o jogador tem de fazer um bom gerenciamento dos itens, que lembra um pouco Tetris na hora de encaixar e organizar os itens para ter espaço para carregar muitas coisas. O arsenal de armas é muito bom e o jogo possui a capacidade de evoluir as armas. Também é possível comprar melhorias para a maleta, aumentando o tamanho dela. Uma coisa muito legal é o misterioso mercador, que não é falado muito sobre ele, mas é um personagem que te faz querer saber mais sobre ele, e que surge do nada em vários momentos do jogo, mesmo que inesperados, e que nos faz perguntar “como ele chegou aqui?”, tudo para vender e comprar itens.
Ao longo da jornada é possível encontrar joias e itens que podemos vender para ganhar dinheiro. O jogo possui inimigos muito marcantes, meu destaque com certeza vai para o Regenerator, que é um personagem medonho que impõe muita tensão sempre que aparece. O jogo possui uma boa quantidade de chefes. Tal qual os jogos antigos, as ervas também são utilizadas aqui para curar-se, etc. Além da campanha principal, há mini campanhas, como por exemplo com a Ada, que são muito divertidas e agregam um ótimo conteúdo ao jogo. Também há um modo chamado Mercenários que é extremamente divertido, onde é possível liberar personagens para jogar, até mesmo o Wesker, personagem clássico da franquia.
Outro ponto que quero destacar é o sistema de mira, que usa um laser para fazer a mira, algo bem interessante e inovador. A mobilidade do personagem não é exatamente perfeita, mas é bem responsiva, o que garante uma jogabilidade fluida e divertida do começo ao fim.
Tal qual os jogos antigos, também há anotações no cenário que explicam coisas da história do jogo, o que é uma recompensa para quem explora bastante os cenários, fazendo com que entendam melhor a trama e o que está se passando. Os cenários são bem variados e jogar esse jogo foi uma experiência inesquecível para mim. Hoje, consigo entender a importância dele e o porquê de tantas pessoas gostarem.
A atmosfera tensa e sombria do jogo é parte essencial da experiência, com sons, música e iluminação que criam um clima constante de suspense. A evolução gráfica e sonora para a época ajudou a potencializar essa imersão, tornando o jogo ainda mais impactante. Resident Evil 4 foi revolucionário e influenciou muitos jogos futuros, principalmente no gênero de ação e survival horror, trazendo um equilíbrio único entre combates intensos e momentos de horror psicológico.
Hoje, eu também o considero um dos melhores jogos do PlayStation 2, e uma das melhores experiências com jogos que tive na vida. O jogo é longo e tem um bom desafio. Joguei a versão de PS2, com tradução e dublagem feita por fãs que engrandeceu ainda mais a minha experiência e a série que gravei para o canal. Simplesmente jogue Resident Evil 4.
0 Comentários