O lançamento do GTA V foi um verdadeiro fenômeno. Muitíssimo aguardado, fez inúmeros fãs formarem filas enormes para adquirir o jogo. Mesmo após algumas opiniões divididas sobre GTA IV, a expectativa era gigantesca — e todos os trailers e anúncios foram muito bem recebidos.
A primeira vez que o joguei foi em um Xbox 360 de um amigo, e fiquei atônito com o que vi. O jogo era visualmente impressionante e explorava ao máximo o potencial do console. A Rockstar realmente “tirou leite de pedra”. Anos depois, joguei-o no PC, finalizei-o com 100% na campanha e, em 2025, fiz uma série no meu canal no YouTube rejogando-o. Mesmo sendo de 2013, ainda é visualmente lindo e impressionante. Com a chegada do PS4, Xbox One e PC, a Rockstar adicionou o modo primeira pessoa, permitindo observar ainda mais detalhes do mundo.
GTA V foi o primeiro título da franquia a apresentar três protagonistas simultâneos: Michael, Trevor e Franklin. A mecânica de troca entre eles é fluida, e a trama, fechada e bem escrita. Embora alguns jogadores não se identifiquem com certos personagens, acho todos eles carismáticos, e suas motivações e personalidades ficam claras ao longo do jogo.
O mapa é enorme e variado, com desertos, cidades grandes e pequenas, além de montanhas. Tudo parece vivo: NPCs conversam, usam celulares, andam de ônibus e interagem de forma natural. É possível perder minutos apenas observando o comportamento das pessoas e a vida urbana.
A campanha é longa e envolvente, com missões principais, secundárias e eventos aleatórios divertidos. Os Golpes permitem planejar e executar assaltos de diferentes maneiras, oferecendo experiências variadas de acordo com a escolha. Também é possível refazer missões e receber classificação de bronze, prata ou ouro, o que é ótimo para reviver as missões favoritas.
Na jogabilidade, há evolução de habilidades como tiro, direção e resistência. O jogo conta com passatempos como ioga, tênis, golfe, caça e paraquedismo. Personagens únicos podem ser encontrados em certas interações, e muitos locais são acessíveis e interativos — até teleféricos. A Rockstar incluiu uma mecânica prática para desvirar os veículos, evitando frustrações de títulos antigos.
O celular in-game é extremamente detalhado, com contatos, sites acessíveis e até a possibilidade de discar números manualmente. Alguns deles, como os de placas de lojas, geram respostas únicas. Entre os sites disponíveis está a bolsa de valores, onde se pode investir em empresas e negócios.
Na customização, GTA V expande as opções de roupas e cortes de cabelo. A Los Santos Customs substitui o Pay ‘n’ Spray, com um leque enorme de modificações para veículos. É possível comprar carros, casas, negócios e até veículos aéreos. A clássica Ammu-Nation retorna com um arsenal variado, e a roda de armas facilita a troca durante tiroteios.
O jogo está repleto de referências e Easter Eggs. Locais como a Grove Street e a Placa de Vinewood são homenagens a GTA San Andreas. Há também referências a filmes, séries e jogos, além de alienígenas e discos voadores, que alimentam teorias sobre a famosa jetpack, a mochila voadora.
O GTA Online expande a experiência para o multiplayer, permitindo criar um personagem próprio, adquirir propriedades e veículos, participar de missões, corridas e eventos com outros jogadores.
Por se tratar de um jogo muito complexo, alguns bugs podem ocorrer, como cutscenes que não carregam ou problemas de áudio, mas nada que prejudique de forma séria a experiência.
GTA V é uma das experiências de mundo aberto mais completas que já joguei, o jogo com maior quantidade de conteúdo da franquia. No geral, GTA V é uma obra-prima do mundo aberto, oferecendo gráficos impressionantes, personagens carismáticos, múltiplas atividades e um universo vivo e detalhado. É um jogo que resistiu ao tempo e continua sendo referência no gênero.
Nota final: 9,5/10
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